RSS

Interpretação

15 ago

O que testemunhamos
nunca é captado em sua plenitude absoluta,
apenas pelas nossas próprias limitações;
Arrisque, e assuma controle das suas.

Wikipedia: Interpretação é uma ação que consiste em estabelecer, simultânea ou consecutivamente, comunicação verbal ou não verbal entre duas entidades que não usem o mesmo código. É um termo ambíguo, tanto podendo referir-se ao processo quanto ao seu resultado – isto é, por exemplo, tanto ao conjunto de processos mentais que ocorrem num leitor quando interpreta um texto, quanto aos comentários que este poderá tecer depois de ter lido o texto. Pode, portanto, consistir na descoberta do sentido e significado de algo – geralmente, fruto da ação humana.

A minha lembrança conta das questões do primário em que eu tinha de preencher as lacunas conforme uma regra, uma norma, uma resposta, tudo um… qual a opção? Acertar, ou errar… eu não tinha como estar 50% certo, ou 73,29% errado. Mas hoje ganhar 1% pode ser muito, perder 50% pode parecer pouco. O que importa é o referencial, e como este referencial se posiciona diante da situação. Já cansei de verdades absolutas há muito tempo.

Então eis um novo exercício mental, dever de casa, tarefa, proposta, sugestão, pedido e curiosidade. Não é apenas um questionário pois isso já limitaria demais as possibilidades de interpretação, não é mesmo?

Quem nunca procurou por um pensamento célebre para encontrar suas próprias respostas? Aquela frase que serve para quase tudo, aquela idéia reveladora ou um ponto de vista belíssimo. “Como não pensei nisso antes?” Eis a sua oportunidade… pense nisso e me diga:

1. Me responda por favor, se nas _____ das relações humanas não busca-se sempre uma melhor _____ ?

2. Qualquer um que já _____  jamais deixará de ______ após uma reflexão.

3. Quem já identificou em si um sentimento de _____ , conscientemente encontrou uma _____ para _____.

4. Depois que eu trato o outro com _____ , reconheço que o faço através das minhas _____ e _____. Portanto, serei compreendido de acordo com a harmonia entre minhas _____ e meus _____.

5. Quem muito quer _____ sempre consegue pouco _____.

6. _____ é a primeira característica que me fala de quem comigo _____.

7. Crie o seu pensamento. “ ________________________” .

Naturalmente tenho as minhas respostas para as lacunas que deixei em branco acima, mas não são minhas respostas o que mais importa no meu espaço (diga-se: blog), mas sim o que o leitor interpreta do que se vê, o que ele pensa do que leu. Uma opinião. O que fica. Existe todo um contexto hermenêutico e semiótico envolvido.

Bons Ventos,
Willy

 
3 Comentários

Publicado por em 15 agosto, 2008 em Aprendizado, Pensamentos, Quote, Quotes

 

Tags: , ,

3 Respostas para “Interpretação

  1. Ulla Sinadiny

    15 agosto, 2008 at 7:03 PM

    Eh um texto muito interpretativo, varias respostas, de varios pensamentos diferentes de acordo com o q cada um hj vive ou estah vivendo….Respondo por mim…
    1. Atitudes/ Interpretação ou opinião.
    2. Buscou a si/ ter duvidas.
    3. Amor/ pessoa/amar.
    4. Respeito-Dignidade/ Virtudes/Atos/Idéias/Pensamentos.
    5. Usufruir/Aproveitar.
    6. Lealdade-sinceridade/ Caminha.
    7. Pensamento:
    “Não existe formula para a felicidade. Tendo que esta é um estado de espirito. Quem jah não se decepcionou com os conflitos em suas relações sejam elas com amigos, familiares ou pessoas queridas? Muitas vezes, olhando de um outro prisma, percebemos que é preciso entender que cada relaçéao é unica, visto que cada pessoa também o é. Ao deparar-me com a insatisfação em varios estagios da minha vida, percebi que para que eu me sentisse satisfeita, não era preciso ter relacionamento com todo mundo, querendo sempre agradar e ser o melhor de mim mostrando-me sempre verdadeira. E sim, cuidar e me alegrar com os relacionamentos felizes e ter a arte e a sabedoria de administrar da melhor maneira possivel os relacionamentos problematicos. E tirar deles pedras que poderão servir de encaixe num outro caminho esburacado.” ( Ulla)
    Deixo aqui um pensamento meu e um sentimento o qual estimo muito:
    ______ sem medo…
    ______ com medo…
    Sinto, com ______ …
    As vezes correr o risco de não ______, é melhor do que nem tentar ______.
    Os ______ se amam, se ______ . Os ______
    A ______ foi verdadeira e o ______ dessa ______.

    Ps: Aguardo as reflexões 😉 =***

     
  2. Tania

    15 agosto, 2008 at 11:45 PM

    Que interessante! Complexo também,rs. Isso me lembra aulas sobre percepção e linguagem, como as crianças aprendem a se comunicar e me lembro que um ponto que me chamou a atenção foi o fato de desconsiderarem as construções infantis “erradas” e, assim, perderem também todo o processo inovador que elas elaboram mesmo não alcançando a resposta “ideal”, 100% certa. Por exemplo: uma garotinha ia regularmente a uma pediatra até que um dia a médica viajou e ela tinha que ir a um médico, o qual ela chamou espontaneamente de “pediotro”,rs. A garotinha não acertou 100%, mas também não errou 100%.

    Tentando preencher as lacunas:
    1- interpretações / opção
    2- experimentou / buscar mais
    3- felicidade / razão / viver
    4- respeito / virtudes e experiência de vida / ações e meus pensamentos
    5- obter / aproveitar
    6- Caráter / relaciona
    7- “O maior obstáculo para evoluir é a inibição.”

    Um abração,
    Tania

     
  3. Samelly Xavier

    17 agosto, 2008 at 10:14 PM

    Isso me lembra os meus próprios exercícios (os que passo, os que faço)

    Aí não vale! rs

    Beijo recitado, do boné

     

Deixe um comentário

 
